O programa Comunidade Escola, da Prefeitura de Curitiba, terá a participação de universitários da Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR) e da Universidade Tuiuti a partir deste mês. As duas universidades prepararam uma série de cursos e oficinas gratuitas, abertas à comunidade em geral, que serão organizados em escolas municipais durante o fim de semana, entre 9h e 17h.
A primeira a iniciar as atividades será a Tuiuti. Conforme o diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da universidade, Cláudio Nogas, inicialmente, as oficinas serão focadas em três linhas: noções de empreendedorismo, finanças pessoais e levantamento do potencial turístico da região. "Em paralelo, vamos fazer a declaração de imposto de renda para isentos, entre os meses de setembro e novembro", informa Nogas.
As oficinas serão dadas por alunos da área de Ciências Sociais Aplicadas, especialmente Economia e Contábeis. A universidade já cadastrou 100 voluntários, mas a expectativa é de que esse número cresça a partir do início das aulas. Também está prevista a participação de alunos dos cursos da área de Comunicação Social, que auxiliarão no desenvolvimento de jornais e rádios comunitárias. Outra linha de oficinas que será implantada em uma segunda fase é a de estudos de problemas brasileiros, passando por temas como, ética, cidadania e a estrutura política do país.
Já as atividades sob responsabilidade PUC serão coordenadas por alunos que cursam o Projeto Comunitário, disciplina de 36 horas/aula, obrigatória a partir do 5º período da universidade. As oficinas serão nas escolas municipais Joana Raksa (Caximba), Miracy de Araújo (Sítio Cercado), Anita Gaertner (Cidade Industrial) e Dario Persiano de Castro Vellozo (Cidade Industrial).
Segundo Danielle da Mota Ferreira Fialho, assistente social do Projeto Comunitário, a PUC vai trabalhar com uma escola de cada vez. Serão oficinas de português, leitura e escrita, matemática, idiomas, dança, teatro, atividades recreativas, orientação jurídica e palestras sobre reeducação alimentar. "A idéia é passar quatro fins de semana em cada escola", explica Danielle. O Comunidade Escola é um dos 67 parceiros do Projeto Comunitário, que envolve aproximadamente 3 mil acadêmicos.
O Programa Comunidade Escola completou um ano, com mais de 300 mil participações em cursos e atividades de esporte e lazer, educação, cultura, cidadania, saúde e empreendedorismo, desenvolvidas nas escolas municipais nos fins de semana.
Atualmente, 36 escolas e nove Faróis do Saber da cidade fazem parte da iniciativa. Além de instituições de ensino como a PUC e a Tuiuti, O Programa Comunidade Escola tem a participação de empresas do setor privado e de centenas de voluntários.