PT vive seu pior momento do ponto de vista eleitoral, diz analista

O cientista político e pesquisador da PUC e FGV de São Paulo, Marco Antônio Carvalho Teixeira, acredita que o PT vive o seu pior momento do ponto de vista eleitoral. Na sua avaliação, a cassação do deputado José Dirceu é mais um fator que vai se somar à situação de desgaste que o PT e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão atravessando. "Num primeiro momento, o afastamento de Dirceu pode até trazer algum fôlego para o governo porque tira de foco uma área vulnerável, mas a conseqüência da cassação vai acabar respingando no governo e no partido", reiterou.

Carvalho Teixeira lembrou que o deputado e ex-ministro-chefe da Casa Civil foi o responsável pela eleição do presidente Lula e pela mudança de rota do PT. "Por mais que Lula seja a grande liderança da legenda, Dirceu e outros petistas, como José Genoino (também afastado da vida pública depois das denúncias de mensalão) estão fora do cenário e isso será muito ruim na composição eleitoral que a sigla terá de fazer no ano que vem", emendou. Para o cientista político, "o nocaute sofrido ontem na Câmara tirou de Dirceu a credencial legal para atuar como articulador".

O pesquisador da PUC e FGV destacou, ainda, que para muitas legendas, o PT é hoje mais um ônus do que um bônus. "O presidente Lula vem perdendo popularidade e a economia, neste final de ano, está dando sinais de desaquecimento, o que deverá refletir na queda do nível de emprego em meados de março e abril do ano que vem. Além disso, o governo e o partido estão fragilizados e perdendo suas grandes lideranças nacionais", frisou. Apesar da análise, Carvalho Teixeira ressaltou que José Dirceu poderá encontrar um espaço de atuação dentro do PT. "Tudo vai depender da forma como o partido o acolherá."

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo