O PT vai propor ainda essa semana aos demais partidos políticos um "pacto de respeito à proporcionalidade", com o objetivo de garantir a eleição de Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à presidência da Câmara dos Deputados. A informação é do presidente nacional do PT, José Genoino. Ele adiantou que um encontro entre lideranças partidárias acontecerá em Brasília provavelmente entre quarta e quinta-feira. A pressa para promover o encontro e formalizar o pacto foi motivada pelas demonstrações de desrespeito à proporcionalidade nas eleições das câmaras de vereadores de São Paulo e de Belo Horizonte. Em São Paulo foi eleito Roberto Tripoli (PSDB) à revelia da bancada tucana, com apoio dos vereadores do PT. Em BH, o candidato apoiado pelo PT, Silvinho Rezende (PTN), venceu por apenas dois votos de diferença, resultado do apoio do PSDB ao candidato de oposição aos petistas Totó Teixeira (PMDB).

continua após a publicidade

"Do jeito que está não pode continuar. Tanto o PT errou ao desrespeitar a proporcionalidade na Câmara de São Paulo, como o PSDB também errou em Belo Horizonte", opinou Genoino.

O presidente do PT tentará sensibilizar as lideranças partidárias para a eleição de Greenhalgh alegando "a luta histórica (do deputado) pela democracia, o que o credencia para presidir a Casa" e o fato de a escolha ter sido feita em um sistema democrático, de busca de consenso. "A Câmara de Deputados deseja autonomia harmoniosa com o Executivo e o deputado Greenhalgh reúne toda capacidade e condições para colocar em prática essa relação dessa maneira", argumentou.

continua após a publicidade