O secretário adjunto de Organização do PT, Francisco Campos, disse hoje que o partido pretende acolher o deputado José Dirceu (PT-SP) e integrá-lo à vida partidária, de forma a corrigir a "injustiça" cometida com sua cassação. Apesar de apontar que Dirceu também perdeu o direito de ocupar qualquer cargo oficial na direção petista, Campos disse que a idéia é estimular ao máximo a participação do deputado em eventos e atividades da legenda.

continua após a publicidade

"Agora, temos que ser solidários com o Dirceu e trazê-lo para dentro da vida partidária", disse Campos. "O que aconteceu foi uma injustiça muito grande", acrescentou. De acordo com Campos, o PT precisa reter dentro de sua estrutura as contribuições feitas por Dirceu ao partido ao longo dos últimos anos. O secretário alega que o deputado teve um papel essencial na eleição do presidente Lula e pode colaborar significativamente para a evolução da legenda a partir de agora.

Mesmo assim, Campos reconheceu que a derrota de Dirceu enfraquecerá o PT e o presidente Lula nas próximas eleições, exatamente por se tratar de um quadro relevante na história do partido. "Nesse aspecto, todos nós perdemos. O partido e o presidente Lula."

continua após a publicidade