São Paulo (AE) – A comissão que vai traçar o diagnóstico e as medidas necessárias ao saneamento financeiro do Partido dos Trabalhadores está realizando hoje, na sede do Diretório Nacional da legenda, na capital paulista, a sua primeira reunião. Entre as medidas que estão sendo estudadas, está o enxugamento do quadro de funcionários.
Ela foi criada na sexta-feira passada, durante reunião da nova Executiva Nacional, e é composta pelo secretário de Finanças, Paulo Ferreira, pelo secretário-geral adjunto Joaquim Soriano, pelo secretário de Relações Internacionais, Valter Pomar, e pelo secretário de Organização, Romenio Pereira. A comissão está no início dos trabalhos e ainda não definiu, por exemplo, qual será o quantidade necessária de funcionários que deverá ser cortada.
Antes mesmo da instalação desta comissão, a legenda já estava conseguindo economizar, desde agosto deste ano, cerca de R$ 1,5 milhão por mês, por conta das medidas de economia implantadas pela equipe de transição comandada por Tarso Genro. Entre as medidas que foram colocadas em prática, está o pagamento com recursos próprios de passagens aéreas de membros da direção da legenda para eventos e reuniões petistas.
O presidente nacional da sigla, Ricardo Berzoini, está em Brasília neste início de semana e a previsão é que venha para São Paulo apenas na quinta-feira desta semana.