– Se depender do PT, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pode demorar um pouco mais para assumir a tão sonhada Presidência da República. O PT é favorável à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que adia a posse do presidente para o dia 6 de janeiro. O líder do PT em exercício no Senado, senador Tião Viana (AC), disse que este assunto está sendo discutido internamente no partido antes de ser levado aos outros líderes partidários. Atualmente, a posse de presidentes e governadores acontece no dia 1º de janeiro.

– O desejo do PT é de alterar a data da posse para dia 6 de janeiro. Se houver entendimento com os outros partidos acho que dá tempo de aprovar – disse Viana, que também é um dos representantes do PT na condução da transição no Congresso.

O deputado José Genoino (PT-SP) chegou a apresentar uma proposta para adiar a posse do presidente e governadores para o dia 15 de janeiro, mas a Mesa da Câmara apresentou um substitutivo passando a posse do presidente para o dia 6 de janeiro e a posse dos governadores para o dia 5 de janeiro, ou vice-versa.
continua após a publicidade

continua após a publicidade