Os advogados da coligação Frente Brasília Esperança (PT-PCB-PCdoB-PMN) protocolaram hoje à tarde um requerimento no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) solicitando tropas federais para garantir as eleições no Distrito Federal.
Os motivos que levaram a coligação, que tem o deputado federal Geraldo Magela como candidato ao governo, a protocolar o pedido foram agressões e conflitos ocorridos ontem e nas últimas semanas envolvendo militantes petistas e partidários do governador Joaquim Roriz (PMDB), candidato à reeleição.
Ontem à tarde, mais de mil militantes de ambos os lados se confrontaram na rodoviária da cidade. O militante do PT Roberto Santos do Rêgo, 33, chegou a perder parte da orelha, decepada por um golpe com lata de cerveja.
Cem policiais militares, incluindo a tropa de choque e a cavalaria, tentaram evitar o confronto. Um trio elétrico e um caminhão do PT tiveram os pneus furados e foram alvo de pedras e ovos jogados pelos rivais. O PT culpa a polícia por não intervir no conflito sob alegação de ter recebido “ordens superiores” para não agir.
O partido também denunciou que o sistema de transporte alternativos do DF, feito em sua maioria por vans clandestinas, fará o transporte ilegal de eleitores. Segundo o PT, os motoristas estão engajados na eleição de Roriz.
Na manhã de hoje, os comitês de alguns candidatos do PT na cidade satélite de Taguatinga amanheceram pichados de azul, a cor utilizada na campanha do PMDB.
Há cerca de dez dias, um confronto ainda mais grave ocorreu na rodoviária e resultou em várias prisões e ferimentos em várias pessoas que passavam pelo local.
Caso o TRE aprove o pedido do PT, ele deverá ser encaminhado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que aprovará ou não a medida. O TSE fará sessão extraordinárias às 10h de amanhã.