O presidente nacional do PT, deputado federal José Dirceu (SP), anunciou ontem que já está sendo formada uma frente política de oposição ao atual governo, da qual participarão os partidos que participaram do primeiro turno da sucessão presidencial.

Segundo Dirceu, o PPS e o PDT foram convidados e já integram o comitê da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta quarta, o presidente do PT, que é também coordenador-geral da campanha de Lula, tem encontro com Miguel Arraes, presidente do PSB.

?Queremos reconstituir a frente de oposições que conquistou mais de 75% dos votos no primeiro turno?, disse Dirceu. ?As oposições elegeram 195 deputados e já têm condições de governabilidade?, afirmou.

O PT, por exemplo, deve eleger pelo menos 91 deputados, a maior bancada da Câmara, e terá 14 parlamentares na terceira maior bancada do Senado.

?Estamos com as energias centralizadas na questão dos apoios. Se o Serra não tem esse problema, nós temos. Estamos participando do segundo turno em oito Estados e em pelo menos mais quatro Lula conta com apoio?, anunciou Dirceu. ?No segundo turno aceitamos apoio de todos. Os apoios que temos recebido são incondicionais; apoio é uma coisa, coligação é outra?, completou.

continua após a publicidade

continua após a publicidade