O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoino, anunciou há pouco que o partido decidiu apoiar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios. Ele afirmou que o PT decidiu enfrentar e defender "de todas as formas" o patrimônio ético do partido.
Segundo ele, a decisão foi tomada em comum acordo com as lideranças do PT na Câmara e no Senado e com a anuência dos 27 diretórios estaduais, da direção municipal das capitais, dos membros da Executiva. Os partidos da base aliada, disse Genoino, também foram consultados.
Genoino afirmou ainda que só o Congresso pode decidir se amplia a CPI dos Correios para investigar as denúncias de pagamento de "mesadas" a parlamentares do PP e do PL ou se realiza uma outra investigação, específica, para esclarecer o caso.
"Não temos ilusão em relação ao que oposição está pretendendo: antecipar a disputa política e transformar essa CPI em palanque", disse. No dia 22 de maio, o diretório nacional PT havia divulgado nota orientando os parlamentares do partido a não endossar a convocação da CPI para investigar denúncias de irregularidades nos Correios.