Sob chuva de papel picado e gritos entusiasmados da militância, o PSOL lançou ontem, em Brasília, a pré-candidatura da senadora Heloísa Helena (AL) à Presidência da República. O partido também fechou aliança com PCB e PSTU para formação de uma frente de esquerda e escolheu como vice da chapa o economista César Benjamin, ex-guerrilheiro, ex-preso político e fundador do PT, do qual se desfiliou por divergências com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

continua após a publicidade

Lágrimas nos olhos e a língua mais afiada do que nunca, Heloísa Helena fez um discurso emocionado e mordaz. Ela reafirmou o compromisso marxista da candidatura, condenou as elites "cínicas e decadentes" do País, denunciou "a farsa neoliberal" de PT e PSDB e mandou um aviso aos dois partidos, seus grandes inimigos na disputa: "Podem vir quentes que estamos fervendo, feito lava vulcânica".

Estiveram presentes ex-integrantes da esquerda petista, que deixaram o partido expulsos ou decepcionados com o governo Lula, entre os quais o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, que será candidato ao governo de São Paulo e os deputados federais Luciana Genro (RS), Babá (PA), Maria José Maninha (DF) e Chico Alencar (RJ).

continua após a publicidade