Brasília – O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Partido dos Trabalhadores (PT) se enfrentam pela quarta vez na disputa pela Presidência da República. Os últimos dados da apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 100% do eleitorado apurado, o petista Luiz Inácio Lula da Silva lidera com 48,61% dos votos válidos e o tucano Geraldo Alckmin em segundo lugar com 41,64%. Esta será a primeira vez em que um presidente da República que tenta a reeleição vai para o segundo turno.

continua após a publicidade

Agora, desde que os partidos começaram a polarizar a disputa, em 1994, essa é a segunda vez em que há segundo turno. Na primeira, Lula disputou a presidência contra o ex-ministro da Saúde e governador eleito por São Paulo, José Serra. Agora, o petista volta a disputar contra um tucano de São Paulo. Nas outras duas, Fernando Henrique Cardoso ganhou dois primeiros turnos em seqüência. Em ambos, Lula também disputou o cargo.

Em 1994 foi o momento em que um partido obteve uma vitória mais ampla após uma coligação com um partido de direita, o Partido da Frente Liberal (PFL). O ex-ministro das Relações Exteriores e da Fazenda do governo Itamar, Fernando Henrique Cardoso se tornava presidente com 54,27% dos votos válidos. Lula não conseguiu chegar ao segundo turno e teve 27,04%. Outros candidados, como Leonel Brizola, Enéas Carneiro e Orestes Quércia, não obtiveram porcentagens superiores a 8% dos votos válidos.

A segunda disputa entre PSDB e PT marcou a primeira vez em que o país viu um presidente da República disputar a reeleição após aprovação de uma emenda constitucional no Congresso Nacional. Fernando Henrique Cardoso conseguiu se reeleger com 53,06% dos votos válidos e Lula novamente perdeu, com 31,71%. O candidato Ciro Gomes também foi destaque ao obter quase 11% dos votos válidos.

continua após a publicidade

Já em 2002 o PT chegou pela primeira vez à Presidência da República com uma aliança com o Partido Liberal (PL), do candidato à vice José Alencar. Após um primeiro turno com 46,44% dos votos válidos, Lula disputou o segundo turno contra José Serra. E venceu com 61,27% dos votos válidos contra 38,72 de Serra, que depois ganhou a eleição para prefeito da cidade de São Paulo e, agora, para o governo do estado paulista.

O primeiro turno da eleição 2006 marcou uma nova configuração da disputa entre os dois partidos. Lula irá para a disputa tendo vencido, no primeiro turno, em duas regiões e 16 estados. Alckmin foi o mais votado em três regiões (Sudeste, Sul e Centro-Oeste) e 11 estados, entre eles, dois dos cinco maiores colégios eleitorais do país: São Paulo e Rio Grande do Sul.

continua após a publicidade