O Provopar Ação Social deu início nesta segunda-feira (24), na Associação Banestado, em Pontal do Paraná, a mais uma etapa do ?Paraná Criança Sorriso?, programa de saúde bucal voltado para crianças de 6 a 12 anos, da pré-escola até a 6ª série, e do ensino especial (Apaes).
A previsão é que até a próxima sexta-feira (2) cerca de 10 mil crianças de Pontal do Paraná e Matinhos venham a passar pelo circuito temático do programa, que envolve palestras, brincadeiras, peça teatral, escovação de dente, uso de fio dental e entrega de kits para as crianças. O kit contém pasta, escova e fio dental, dentes de vampiro e o gibi do ?Bocão?, um detetive que investiga os assaltos aos bancos de sangue por um vampiro com os dentes cariados. Aliás, um dos principais atrativos do programa é justamente a peça teatral com o ?Bocão?.
A etapa de Pontal do Paraná é promovida pelo Provopar Ação Social e conta com o apoio das prefeituras de Pontal do Paraná e Matinhos, através das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social. O apoio dos prefeitos Rudisney Gimenes, de Pontal do Paraná, e Francisco Carlim dos Santos, de Matinhos, está sendo fundamental para o sucesso desta etapa, que deveria contar com a presença de alunos de Guaratuba, Morretes e Antonina. ?Mas não foi possível pela distância e, no caso de Guaratuba, por causa da travessia do ferry boat?, revelou o dentista Julio César de Sá Ferreira, idealizador do projeto.
?Existe a possibilidade do Provopar realizar outras etapas no litoral, provavelmente em Antonina e Guaratuba?, admitiu Lucia Arruda, presidente do Provopar. Segundo ela, representantes dos municípios de Antonina, Morretes e Guaratuba devem comparecer a etapa de Pontal do Paraná, para ?verem como funciona o programa de saúde bucal, que por onde passa tem apresentado excelentes resultados?, disse.
Esta é a primeira vez que o programa ?Paraná Criança Sorriso? é realizado no litoral. Ele foi lançado em junho de 2005 em Campo Largo, onde foram atendidas mais de 14 mil crianças. Depois, o programa passou por Quatro Barras, Japira, Santo Antonio da Platina e Siqueira Campos. Lucia Arruda informou que a meta deste ano é atender 100 mil crianças em todo o Paraná. Os recursos necessários para a continuidade do programa foram garantidos pelo governador Roberto Requião, ao assinar em fevereiro último convênio no valor de R$ 350 mil com o Instituto de Ação Social do Paraná (IASP) que, por sua vez, repassou o valor para o Provopar.