Provopar entrega máquinas para cooperativas de trabalhadores

O Provopar Ação Social entrega nesta quarta-feira (13), em seu barracão (rua Sergipe, 1712), na Vila Guaíra, em Curitiba, 37 máquinas de costura para as cooperativas de trabalhadores Borrazópolis, Ariranha do Ivaí, Ibaiti e Japira. Na mesma oportunidade, Lucia Arruda, presidente do Provopar, promove a entrega do material arrecadado até agora pela Campanha do Agasalho 2005 para dez entidades de Curitiba e Região Metropolitana.

A entrega das máquinas faz parte do Programa de Geração de Trabalho e Renda, implantado pelo Provopar em 2003, com o objetivo de fomentar e consolidar os empreendimentos de economia solidária, melhorando as condições de vida da população mais vulnerável e, ao mesmo tempo, incentivando a participação da comunidade no desenvolvimento local. Desde então foram doadas máquinas de costura e equipamentos de confecções para instituições de Guaratuba, Adrianópolis, Curitiba, Nova Prata do Iguaçu, Pontal do Paraná, Terra Rica, Colombo e Lidianópolis, entre outros.

Aliás, é justamente em Lidianópolis, na região do Vale do Ivaí, que funciona uma cooperativa modelo, a Cooperfashion ? Cooperativa de Confecções de Lidianópolis, cuja implantação só se tornou possível com a doação feita pelo Provopar de máquinas de costura e equipamentos diversos, avaliados em mais de R$ 85 mil. A cooperativa funciona num barracão cedido pela Prefeitura Municipal e emprega atualmente cerca de 60 pessoas.

Para Lucia Arruda, as máquinas de costura a serem doadas nesta quarta-feira também vão, com certeza, mudar a vida das mulheres dos quatro novos municípios contemplados pelo Programa de Geração de Trabalho e Renda e que foram escolhidos por serem de pequeno porte e de baixo IDH ? Índice de Desenvolvimento Humano. São municípios que oferecem pouca opção de trabalho, especialmente para as mulheres.

?A atual política social do Provopar vai propiciar a estes trabalhadores, excluídos do mercado de trabalho, a oportunidade de ingressarem num empreendimento de economia solidária, onde cada um poderá ascender à auto-suficiência econômica e social, como já aconteceu em outras comunidades?, concluiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo