A presidente do Provopar ? Programa do Voluntariado Paranaense ?, Lúcia Arruda, anunciou o repasse de R$ 24 mil para a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, nesta quarta-feira (22). O dinheiro vai auxiliar na compra de equipamentos a serem utilizados no atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Os equipamentos, três monitores de sinais vitais e um colposcópio, aparelho usado no diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, estão avaliados em R$ 48 mil. Segundo Luiz Sallim Emed, diretor de Projetos Especiais do hospital, a doação do Provopar, ?além de valiosa, chega numa boa hora, porque os equipamentos utilizados atualmente pela Santa Casa de Misericórdia estão bastante desgastados pelo fato do uso continuado e ininterrupto, por muito tempo?.
A Santa Casa tem 120 anos de existência e, apesar de todas as modificações verificadas no setor de saúde no Brasil, não perdeu a missão inicial da entidade que é o atendimento aos mais carentes. Assim, 77% de seus atendimentos são referentes aos pacientes do SUS. ?Outro aspecto importante é que, entre os equipamentos solicitados, está o colposcópio. No Brasil, cerca de 2 mil mulheres morrem, todos os anos, vítimas de câncer de colo. Mortes essas que poderiam ser evitadas pelo diagnóstico em fase inicial, o que continuará sendo feito pela Santa Casa, agora com mais eficiência e rapidez?, finalizou Lúcia Arruda.