Províncias Argentina ampliam união com o Codesul

?Os governadores Roberto Requião e Gildo Isfrán, da província argentina de Formosa, são dois governantes com vocação para a integração regional e, dessa forma, estamos cada vez mais aproximando Crecenea e Codesul?, afirmou Héctor Oscar Morales, secretário executivo da Crecenea, comissão regional argentina que reúne as províncias do Chaco, Entre Ríos, Santa Fé, Formosa, Missiones e Corrientes, em sua passagem pelo Paraná esta semana. Os dois governadores presidem os blocos regionais dos dois países vizinhos.

Morales esteve em Curitiba nesta sexta-feira (1º) para reunir-se com o secretário executivo do Codesul, Santiago Martin Gallo, também coordenador de Assuntos do Mercosul do Estado. O objetivo foi definir reuniões de trabalho seguindo as políticas de integração dos dois governadores, que querem soluções ágeis e práticas para temas como febre aftosa, corredores bioceânicos, trâmites de fronteira, hidrovias. O Codesul é formado pelo Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Numa agenda de trabalho conjunta, o tema febre aftosa será o primeiro a reunir as comissões técnicas do Codesul e Crecenea, envolvendo também autoridades sanitárias do Paraguai que já atuam em conjunto com a região Nordeste da Argentina. ?Deverá acontecer nos próximos 30 dias?, anunciou o representante argentino, que além de secretário da Crecenea, também é assessor do governador da província de Formosa, lembrando que quando Isfrán tomou posse da comissão regional argentina, em abril, o governador Roberto Requião estava presente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo