Proposta para elevar piso regional em 8,5% já está na Assembléia Legislativa

Requião implantou o piso salarial regional paranaense em maio do ano passado. O Paraná é o terceiro estado brasileiro, ao lado do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, a criar um piso regional, conforme prevê a Constituição Federal. O novo valor, definido junto às centrais trabalhistas, entrará em vigor em 1.º de maio, Dia do Trabalhador.

A mensagem explica que a intenção do piso regional é proteger os trabalhadores que não possuem acesso aos processos de acordos ou convenções coletivas. O projeto de lei deixa claro que o piso regional não se aplica a trabalhadores com salários definidos por lei federal, convenção ou acordo coletivo, e aos servidores públicos municipais.

O projeto de lei ajusta os seis pisos propostos às categorias definidas pela Classificação Brasileira de Ocupações. A mensagem do governador explica que a pequena variação de 3% entre o menor e o maior valor do piso regional leva em conta o grau de complexidade de inserção dos empregados no processo de trabalho, buscando diferenciar os valores de remuneração entre os diversos pisos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo