Brasília – Iniciado há duas semanas, o horário eleitoral no rádio e na televisão desperta pouco interesse e tem influenciado cada vez menos as intenções de voto dos eleitores. A avaliação é de especialistas e institutos de pesquisas que atuam na área.

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De acordo com eles, as propagandas políticas curtas, veiculadas durante a programação normal das emissoras, podem ser mais eficientes no sentido de informar os eleitores sobre as propostas dos candidatos. Essas propagandas também ocupam um espaço gratuito para o partido. O tempo de inserção depende, entre outros fatores, da representatividade da legenda e do número de partidos coligados em torno de uma chapa.

?As propagandas políticas curtas têm mais audiência porque pegam carona nas novelas, telejornais, partidas de futebol?, explica o publicitário Orlando Pacheco, responsável pela campanha de um candidato a governador do Distrito Federal. Segundo ele, existe muito descrédito em relação aos políticos. Por conta disso, a população assistiria com desconfiança ao horário eleitoral, o que não acontece com as inserções de 30 segundos. ?Elas pegam as pessoas desprevenidas.?

O diretor do Instituto Vox Populi, João Francisco Meira, afirma que as propagandas curtas podem inclusive mudar a intenção de voto ou levar indecisos a dirigir votos a determinado candidato. ?Essas pequenas inserções comerciais são altamente comunicativas, porque chegam a todos os eleitores, inclusive os que não gostam de política e que normalmente não assistem ao horário eleitoral?, destaca Meira.

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Ele acredita que os publicitários deveriam dedicar mais atenção às inserções menores. ?É preciso ter um plano de mídia que leve em conta o tipo de audiência. Mas em geral, as campanhas usam a mesma propaganda para todos os horários. Com isso, perdem capacidade de comunicação. É necessário comunicar-se corretamente."

Pelas normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além do horário eleitoral, os partidos com candidatos à Presidência da República ainda têm direito a seis minutos diários, inclusive aos domingos, para divulgação de inserções de até 60 segundos, distribuídas ao longo da programação.

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As emissoras ainda precisam reservar 30 minutos diários da programação, de segunda a domingo, para veiculação de inserções de candidatos a governador, senador e deputado (federal, estadual e distrital). As inserções são de seis minutos para cada cargo em disputa.