O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou aliviado com o discurso feito nesta segunda-feira (28) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de acordo com informações de assessores do Palácio do Planalto. Entre uma reunião com representantes de empresas aéreas e um encontro com a comissão organizadora da unificação das centrais sindicais, em São Paulo, Lula quis saber de auxiliares como tinha sido o desempenho de Renan.
Informado de que o senador fizera um discurso emocionado, com pedido de perdão para a mulher e filhos e reconhecimento de uma filha fora do casamento, que Renan distribuíra dezenas de documentos a respeito da menina e de sua declaração de Imposto de Renda, Lula teria dito "Muito bem", de acordo com assessores do Planalto.
Na sexta-feira, o presidente teve uma conversa rápida com Renan Calheiros. Prestou-lhe solidariedade e disse que, quando um escândalo chega à imprensa com o impacto da notícia dada pela revista Veja, segundo a qual Cláudio Gontijo, da Construtora Mendes Júnior, teria pago a pensão de sua filha até 2006, a experiência mostra que o melhor é responder rapidamente. E distribuir o máximo de documentos.