Brasília – Agricultores familiares do Nordeste brasileiro contrataram cerca de R$ 1,9 bilhão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) neste ano. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em 2002 cerca de 300 mil famílias eram atendidas pelo programa. Em 2006, esse número triplicou chegando a 900 mil contratos de financiamento.  

continua após a publicidade

De acordo com o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, estão na Região Nordeste cerca de 50% dos agricultores familiares de todo o país. Para ele, o aumento de acesso ao crédito associado a políticas desenvolvidas pelo governo federal possibilitam o crescimento da região.

 ?Esse crédito, ao lado de políticas de melhoria de assistência técnica como programas de compra e de aquisição de alimentos, vem provocando um crescimento econômico e social importante em todos os municípios rurais da Região Nordeste do Brasil?, disse.

 Valter Bianchini destaca ainda que o acesso ao crédito ajuda a manter os agricultores familiares no campo com qualidade de vida. ?Esta política de crédito vem democratizando o acesso a recursos importantes como a aquisição da produção e o seguro da agricultura familiar, o que ajuda a manter o agricultor, a agricultura e o jovem no campo, com uma vida mais digna?, afirmou.

continua após a publicidade

 Para a safra 2006/2007, que começou em maio deste ano e vai até maio do ano que vem, estão sendo investidos, em todo o país, R$ 10 bilhões. A expectativa é atender cerca de 2 milhões de agricultores familiares.