Os promotores de Justiça que investigam o suposto esquema de corrupção da administração de Celso Daniel (PT), prefeito de Santo André morto em janeiro de 2002, anunciaram que vão intimar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para prestar esclarecimentos sobre o caso. "É uma deliberação nossa, vamos chamar", afirmou ontem o promotor Roberto Wider Filho.
O Ministério Público tenta ouvir Dirceu desde 2002, quando João Francisco Daniel, irmão de Celso, afirmou ter ouvido de Gilberto Carvalho, secretário particular do presidente Lula, que dinheiro de propina era destinado ao PT, sob a presidência de Dirceu. Na época, o Supremo Tribunal Federal bloqueou investigação contra Dirceu, que tinha foro privilegiado.
Hoje, a Projeção Engenharia informou que a Justiça já rejeitou denúncia do MP contra os donos da empresa por supostas irregularidades na concorrência para colocação de placas de concreto no Fórum de Santo André. Carlos Brickmann, assessor de imprensa do empresário Ronan Pinto – réu na ação sobre propina – informou que Elaine Matheus da Silva é advogada de Ronan e não juíza da 1ª Vara Criminal, como divulgou o Ministério Público.