O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) está sendo implantado em mais 34 cidades, além das 27 capitais que já participam do programa desde 2005.

continua após a publicidade

Jovens de 31 cidades com mais de 200 mil habitantes, das regiões metropolitanas das capitais brasileiras, ainda podem se inscrever. O candidato deve ter entre 18 e 24 anos, ter cursado entre a quarta e a oitava série do ensino fundamental e não ter vínculo empregatício.

Segundo a coordenadora nacional do ProJovem, Maria José Feres, a meta do programa é trazer o jovem de volta para a escola. ?Conseguir um emprego sem ter o ensino fundamental é praticamente impossível?, afirmou. Maria José Feres disse ainda que "a meta do ProJovem é que os alunos dêem continuidade aos estudos, cursando o ensino médio e até mesmo uma faculdade?.

Como incentivo, os estudantes recebem uma bolsa mensal de R$ 100. Para isso, devem comparecer a pelo menos 75% das aulas e cumprir as atividades programadas.

continua após a publicidade

No curso, que tem duração de um ano, os alunos têm aulas de disciplinas do ensino fundamental e de matérias práticas. A qualificação profissional varia de acordo com as necessidades do mercado de trabalho local.

 O governo federal garante o pagamento do incentivo aos alunos, o fornecimento do material didático e de equipamentos para montar os laboratórios necessários, o salário dos educadores e o lanche. As prefeituras são responsáveis pelo espaço físico, pelo material de consumo e pela gestão do programa no município.

continua após a publicidade

 As inscrições para o ProJovem vão até o dia 30 de setembro e podem ser feitas gratuitamente, de qualquer telefone fixo ou orelhão, pelo número 0800 642 77 77, diariamente das 7 às 23 horas. É preciso fornecer o nome dos pais, endereço e telefone para contato.