Mais uma vez a Paraná Esporte, através do Governo do Estado, realiza o Projeto Viva o Verão no Litoral, Costa Oeste, onde estão as praias artificiais do lago de Itaipu e ainda na Costa Norte. As atividades terão início na quinta-feira (05) e serão mais de 30 dias de iniciativas voltada às pessoas de todas as idades. O encerramento acontece no dia 7 de fevereiro.

continua após a publicidade

O Viva o Verão é um dos maiores projetos de lazer realizado no litoral do Brasil, nas edições de 2004 e 2005 foram atendidas cerca de 500 mil pessoas em cada um dos anos. Este ano as atividades serão realizadas em quatro praias, Guaratuba, Matinhos, Caiobá e Shangrilá, e também nos municípios de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. Na Costa Oeste as atividades acontecerão em São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena, Entre Rios do Oeste e Santa Terezinha de Itaipu e ainda em Ribeirão Claro, Costa Norte do Estado.

?O objetivo é incentivar a todos a prática saudável de exercícios, que inicie dentro do projeto Viva o Verão e seja adotada para os demais dias do ano?, disse o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde. O projeto reúne mais de 100 acadêmicos de educação física e artes cênicas das universidades e faculdades de todo o estado, além de professores, coordenadores e profissionais de áreas especificas como iluminação, árbitros profissionais e segurança.

Para complementar o Viva o Verão, este ano, a Paraná Esporte preparou várias novidades, como a corrida de aventura que será realizada na Ilha do Mel,a além do Campeonato Sul-Brasileiro de Futevôlei, Torneios de Vôlei de Praia, Travessia a Nado, entre outras. ?A maior atração do Viva o Verão é a programação variada de lazer envolvendo o esporte e a cultura direcionados a todos, crianças, jovens, adultos e idosos, através de ações na areia?, disse Maria Zuleika, diretora de Lazer da Paraná Esporte.

continua após a publicidade

Para atender ao público, os acadêmicos, chamados de monitores, foram selecionados através de entrevistas realizadas nas próprias universidades e depois convocados para uma semana de capacitação, realizada no início de dezembro, na Praia de Leste. Depois de toda a preparação, a ansiedade já toma conta dos monitores que iniciam os trabalhos no próximo final de semana.

Para Valdevino Ribeiro de Oliveira, 31 anos, acadêmico de Educação Física da Faculdade de Pato Branco, a maior expectativa é fazer um grande trabalho, conseguindo atingir o maior número possível de veranistas. ?Venho me preparando a um bom tempo. E a maior expectativa é o nosso contato direto com o veranista para conseguir levar orientação e informação que muitas vezes passam despercebidas quando as pessoas estão na temporada?, disse Valdevino, que faz parte da equipe de Avaliação Física e Pesquisa.

continua após a publicidade