O antigo pátio de manobras da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) no centro de Maringá está dando lugar a um projeto urbanístico. A prefeitura da cidade realiza o projeto Novo Centro, que compreende a remoção do pátio e a revitalização da área. As obras abrangem a criação de comércio, estruturas de lazer, local para a integração do transporte coletivo e reestruturação de algumas ruas.
Os antigos trilhos de trem vão ficar sob um túnel, que futuramente pode servir para a implantação do metrô na cidade. Sob esse túnel, será feita a ligação leste-oeste de Maringá, que acompanhará a malha ferroviária até os limites do município.
Segundo o diretor-presidente da Urbemar, empresa responsável pelo urbanismo na cidade, Norberto Miranda, já foram feitas a revitalização da Avenida Almirante Tamandaré em faixa única, com duas pistas de rolamento, e parte da iluminação, que será subterrânea. “Maringá será a primeira cidade do interior do País e a segunda do Paraná a não ter cabeamento elétrico áereo”, conta. De acordo com ele, as obras estão dentro do ritmo esperado. A intenção é concluir esses trabalhos em maio deste ano.