Todos os alunos que concluírem o ensino fundamental em escola pública no Paraná terão direito a uma bolsa de estudos para ingressar na universidade. É o que propõe a indicação do deputado estadual Padre Paulo Campos (PT), que já foi aprovada na Assembléia Legislativa e segue agora para a sanção do governador.
O argumento do deputado é que de acordo com o senso do IBGE de 2000, apenas 7% dos jovens, entre 18 a 22 anos, que concluem o ensino fundamental ingressam no ensino superior.
No Paraná, segundo padre Paulo, 208.382 alunos cursam universidade, sendo 122.516 em instituições privadas e 85.866 em instituições públicas. De acordo com o deputado, a maioria dos alunos que saem de escolas públicas só conseguem passar em universidades pagas, mas acabam abandonando o curso devido a inadimplência.
Pela indicação, caberá a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior regulamentar a lei, e definir quais os critérios para a distribuição das bolsas. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)