Projeto Povo é lançado em Araucária

O governador Roberto Requião lançou, nesta terça-feira, o Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante), em Araucária, na Região Metropolitana, e inaugurou o Centro Integrado de Segurança do município, onde atuarão as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal.

?O Estado está investindo para que Araucária volte a fazer parte do mapa administrativo do Paraná, já que o município esteve abandonado e viveu quase no ostracismo no governo passado?, disse.

Requião também anunciou a autorização para o início das obras para a reestruturação e duplicação da Avenida das Araucárias, via que dá acesso ao município pela BR-476 (Contorno Sul). O governador explicou que a obra custará pouco mais de R$ 11 milhões, sendo que R$ 8 milhões serão custeados com recursos do governo.

Além disso, o governador anunciou que o projeto para a construção do hospital de Araucária está em fase final de elaboração e que nas próximas semanas o governo vai iniciar também as obras de reforma e ampliação das arquibancadas do estádio esportivo Emílio Cunha.

Povo

O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, explicou que Araucária é quinto município da Região Metropolitana de Curitiba a receber o projeto que atenderá os bairros Capela Velha e Jardim Industrial. São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Campo Largo e Pinhais já contam com o policiamento comunitário. Cada equipe do Povo utiliza com um automóvel e duas motocicletas, equipados com rádios de comunicação.

Delazari lembrou que a implantação do Centro Integrado em Araucária ? que atualmente conta com 74 polícias militares para patrulhar 322 bairros, onde moram cerca de 120 mil habitantes ? permitirá o reforço no policiamento e no atendimento à população. No local, trabalharão 12 policiais militares em tempo integral, com o auxílio de um policial civil e 14 guardas municipais. Para o patrulhamento nos bairros, eles contarão com duas viaturas e quatro motos.

?O Centro é um exemplo de integração entre o Estado e município e também entre as corporações que atuam na área de segurança. Nossa intenção é estreitar as distâncias entre as corporações e com isso diminuir a distância entre a comunidade e as forças policiais?, explicou.

O prefeito de Araucária, Olizandro José Ferreira, explicou que a Guarda Municipal fará um trabalho de inteligência e orientação aos policiais militares que atuarão no Centro Integrado averiguando os pontos mais vulneráveis nos bairros. Ele lembrou ainda que o município vem discutindo o problema de segurança com o Governo do Estado há oito meses.

?Acreditamos no conceito defendido pelo governador, que segurança não melhora com a construção de mais quartéis ou a contratação de mais policiais. É necessário a integração da polícia com a comunidade e entre as corporações?, disse.

O prefeito também ressaltou a importância dos investimentos do governo na construção do hospital e na reforma da Avenida das Araucárias. ?O melhor governador para nós é aquele que acredita no nosso município e nos nossos cidadãos. Estas obras vão melhorar muito a qualidade de vida em Araucária?, garantiu.

Também participaram do evento o comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Pancotti, o secretário para Assuntos da Região Metropolitana, Edson Strapasson, o diretor-presidente da ParanáEsporte, Ricardo Gomyde, além de deputados estaduais e vereadores.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo