Projeto Pixinguinha traz Alaíde Costa para o último show do ano

O curitibano tem encontro marcado neste domingo (14), às 20h30, no Canal da Música, para assistir os talentos brasileiríssimos: Alaíde Costa – a grande dama da canção – o multiinstrumentista Filó Machado, o internacional Guilherme Vergueiro e o Escurinho – poeta da melhor safra pernambucana. O show mescla pop e popular-regional em última apresentação no Paraná depois de ter percorrido diversas capitais do país, numa iniciativa da Funarte, com o patrocínio da Petrobras e apoio da Varig. A entrada é franca, mediante apresentação de convite, que podem ser retirados na portaria do Canal da Música.

Chamada por muitos de a grande dama da canção brasileira, Alaíde Costa completa 50 anos de música em uma de suas melhores fases. Parceira de grandes nomes como Vinícius de Moraes e Tom Jobim e dona de uma linha melódica irretocável e timbre personalíssimo, Alaíde prima pelo bom gosto e sofisticação em seu repertório.

Paulista de Ribeirão Preto, o multiinstrumentista Filó Machado já tem estrada e muito prestígio. Parceiro de nomes como Djavan, Aldir Blanc, Cláudio Roditi, Sérgio Ricardo e Fátima Guedes, entre outros, já contou – entre palcos e discos ? com músicos importantes como Michel Legrand, Paul Mauriat, Jon Hendricks, Jane Duboc, Ivan Lins, Leny Andrade, Joyce, Hermeto Paschoal, Johnny Alf, Tim Maia e Flora Purim. Com nove álbuns lançados, vem se apresentando em festivais de jazz de várias cidades dos EUA, Japão e Europa – chegando a abrir o show de Nina Simone em Cannes.

Escurinho traz em sua música uma poesia urbana social, sem rótulos, nomes e sobrenomes. Uma fusão de ritmos: do xote ao reggae, do experimentalismo ao rock; do forró ao baião, dos ritmos afros e tribais, do maracatu ao coco de embolada. Pernambucano, o compositor, cantor e percussionista, leva suas performances também aos palcos de teatro e produção de trilhas sonoras – uma delas, criada para o espetáculo Vau da Sarapalha, lhe daria o prêmio da categoria, em 92, no XIII Festival Nacional de Teatro em SP.

Com nove discos lançados, passagens pelos mais importantes festivais de jazz nacionais e internacionais e encontros musicais com Wayne Shorter e RonCarter, ex-integrantes da banda de Miles Davis, o que dizer mais de Guilherme Vergueiro, um caso autêntico da arte a serviço da cultura brasileira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo