Para a professora Leliane, o objetivo principal do projeto é resgatar as brincadeiras da época dos pais das crianças para trabalhar a criatividade e desenvolver a aprendizagem delas. ?Nós trabalhamos gráficos, entrevistas, pinturas, desenhos, tarefas com os pais. Isso tudo estimula a crianças?.
A motivação para criar o projeto surgiu depois da constatação da professora de que os alunos só tinham brinquedos prontos. ?A gente fez um levantamento dos brinquedos das crianças. Era videogame, bonecas prontas, skates, tudo pronto. Na época dos pais era diferente, eles faziam os brinquedos. Quis resgatar isso?. Segundo ela, a construção dos brinquedos tirou das crianças o espírito consumista e lhes ?apresentou a inocência vivida antigamente?.
A professora diz que a atividade animou os alunos, que contavam orgulhosos o que haviam aprendido com os pais. ?Isso os aproximou, já que os pais tinham que mostrar aos filhos como funcionavam suas brincadeiras. Eles fizeram carrinhos de madeira, bonecas de pano, pernas de pau, pé de lata?, conta.
Leliane explica que as crianças nessa idade aprendem por associação. ?Quando a gente envolve a família e brinca, as crianças lembram com muito mais facilidade, porque tem um significado. Elas realmente estão aprendendo?.
continua após a publicidade
continua após a publicidade