Projeto de Unidade de Saúde 24 Horas é modelo para o país

O projeto do Ippuc para a Unidade de Saúde 24 Horas do Cajuru servirá de modelo para o país, segundo informaram, em Curitiba, os representantes do programa Qualisus, desenvolvido pelo governo federal. O médico Sérgio Zanetta e a arquiteta Mirela Pessatti estiveram no Ippuc para analisar e aprovar os projetos que receberão financiamento da União.

O Qualisus é um programa federal de investimentos em estabelecimentos de saúde para melhorar o atendimento dos procedimentos de urgência e emergência. O projeto da US 24 Horas do Cajuru está de acordo com o conceito do Qualisus e foi definido pelos representantes como padrão nacional.

O projeto prevê que a organização dos serviços atenda o grau de complexidade do caso do paciente. O acolhimento será feito com classificação de risco, através de arranjos internos, com eixos nas cores vermelho, amarelo e verde.

O vermelho abriga casos de emergência com risco de vida, o atendimento deve ser imediato. O amarelo é uma retaguarda da emergência, para casos que já apresentem estabilidade. No eixo verde os pacientes já receberam os cuidados e estão em observação.

Todas estas áreas estarão interligadas, de modo a garantir qualidade e rapidez no atendimento. "A qualidade arquitetônica desenvolvida pelos técnicos interfere diretamente na questão do bom atendimento", disse o presidente do Ippuc, Clodualdo Pinheiro Junior.

Os arquitetos do Ippuc projetaram uma edificação com arquitetura arrojada e flexível, visando o bem-estar dos pacientes. São ambientes amplos, com grandes áreas de vidro, que possibilitam boa iluminação e ventilação, garantindo maior conforto ambiental, higiene e salubridade.

Uma praça central poderá ser utilizada como extensão da sala de espera evitando grandes aglomerações. Com 1.800 metros quadrados, a unidade de Saúde 24 Horas do Cajuru será uma nova obra feita inteiramente dentro de um novo padrão arquitetônico.

Esta unidade será contemplada com uma unidade infantil independente do área destinada aos adultos, o que possibilitará um atendimento diferenciado conforme as necessidades dos pequenos pacientes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo