Vinte universitários dos cursos de agronomia, biologia, zootecnia e engenharia ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram selecionados para dar início ao Projeto Chico Mendes de Educação Ambiental em Curitiba. O projeto começa no mês que vem em cinco escolas da rede municipal de ensino.

continua após a publicidade

A preparação dos universitários se dará em três oficinas: a primeira ocorreu na última quarta-feira (20), no Centro de Capacitação da Secretaria da Educação. O projeto é financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dirigido a crianças em situação de vulnerabilidade social.

O Projeto Chico Mendes em Curitiba será desenvolvido em estabelecimentos de ensino do bairro Cidade Industrial, no contra-turno escolar, com 600 crianças que vivem em áreas de risco. Participarão alunos das escolas municipais Albert Schweitzer, Álvaro Borges, Nossa Senhora da Luz, Monteiro Lobato e Dario Velozzo.

Com os universitários capacitados para o projeto, os alunos terão orientações sobre preservação do meio ambiente e biodiversidade de forma lúdica, para que as ações se tornem mais atrativas as crianças. Os conhecimentos serão repassados por meio de apresentações de teatro, atividades manuais e cultivo de mini-jardins.

A primeira oficina do projeto foi com papel marchê. Na seqüência, virão oficinas de teatro de bonecos, do chamado banco da biodiversão (relativo à biodiversidade) e de cultivo de mini-jardins. Professores das cinco escolas também serão capacitados. Com o aprendizado, os alunos poderão trabalhar no próprio jardim da escola, tanto no cultivo como na preservação de plantas e folhagens. 

O FNDE deu o nome de Chico Mendes ao projeto de educação ambiental como forma de homenagear o seringueiro, líder sindical e ativista ambiental Francisco Alves Mendes Filho, assassinado em dezembro de 1988, em Xapurí, no Acre.

continua após a publicidade