O projeto Arte da Paz, que teve início em 2002, trabalha com jovens e adolescentes entre 14 e 18 anos, moradores da periferia de Curitiba e Região Metropolitana, com renda familiar de até dois salários mínimos. Seu objetivo principal é a promoção da educação através da arte, da reflexão e construção de comportamentos e atitudes construtivas, tendo a cultura Hip Hop como tema gerador, buscando dessa forma contribuir para a redução da violência urbana.
Oficinas técnicas da cultura Hip Hop (dança Break, arte Grafitti, música MC e DJ), Oficinas de Cidadania e Direitos Humanos, Encontros Jovens de Cultura Urbana, Encontros com as famílias, campanhas educativas são, entre outras, algumas das principais atividades desenvolvidas durante três meses em cada comunidade.
O projeto, que incentiva os jovens a atuar na vida pública, em seus quatro anos já atendeu mais de 1.600 jovens e adolescentes nas oficinas de formação, ao todo já foram cerca de 160 mil pessoas envolvidas direta e indiretamente no Arte da Paz, entre alunos, familiares e comunidade.
Segundo o coordenador do Arte da Paz, José Luis Ventura Leal, o prêmio é o reconhecimento do trabalho de toda a equipe envolvida no projeto. "O reconhecimento não aconteceria se não fosse a dedicação de todas as pessoas da nossa equipe, que diariamente se dedicam, acreditam, se doando ao máximo para fazer com que as coisas aconteçam", diz.
O Arte da Paz realiza atividades em Curitiba e cidades da Região Metropolitana como Pinhais, Piraquara, Colombo, Mandirituba e Almirante Tamandaré, este ano várias instituições de ensino já solicitaram o projeto.
Com o prêmio Fundo Itaú de Excelência Social, o IDDEHA pretende complementar as atividades do projeto e fazer a revisão, manutenção e reposição dos equipamentos necessários ao projeto. A grande novidade será a instalação de um estúdio de vídeo que juntamente com o estúdio de rádio servirá para a produção de materiais para o projeto e para a comunidade. Serão realizadas ainda oficinas de rádio e TV visando a profissionalização de jovens egressos do projeto.