O servidor José Luiz Mesquita, que há 13 anos trabalha como motorista na Secretaria Municipal de Obras Públicas, espera com ansiedade a próxima quarta-feira, quando, diante da família e dos amigos, receberá seu diploma de conclusão do ensino médio. Ao lado dele, outros 396 servidores serão diplomados por finalizarem neste ano os estudos através do Projeto Aprender para o Servidor, oferecido pela Prefeitura de Curitiba.
Em sete anos de projeto, 3.268 servidores municipais passaram pelo processo de escolarização. As maiorias deles, 2,578 servidores, buscaram a conclusão do ensino Médio, enquanto 690 aproveitaram para finalizar as séries do Fundamental.
Coordenado pela Secretaria de Recursos Humanos, o projeto de escolarização oferece ao servidor a oportunidade de concluir os estudos do Ensino Fundamental e Médio. Para incentivar a participação dos servidores, as aulas são oferecidas no local de trabalho, durante o período de expediente.
As aulas são ministradas em no máximo duas horas por dia, duas vezes por semana. O servidor pode programar o trabalho para participar das aulas, sem prejuízo de suas atividades.
Além de regularizar a situação do ensino formal do servidor, o projeto oferece momentos de reflexão para melhorar a auto-estima, a qualidade de vida pessoal e o crescimento profissional. "Posso dizer que sou uma nova pessoa depois de ter vencido mais este obstáculo na minha vida", afirma José Luiz Mesquita.
Aos 47 anos, incentivado pelo chefe e pela família, o servidor aproveitou as facilidades oferecidas pelo projeto para realizar o sonho de concluir sua formação. "A matéria mais difícil foi matemática. Com o português consegui melhorar minha linguagem", avalia Mesquita.
O início
O projeto de escolarização iniciou timidamente. Um levantamento realizado em 1998, mostrou que 4 mil servidores dos quase 30 mil que formavam o quadro do município, haviam abandonado a escola, antes de concluir os estudos. A maioria estava entre as atendentes infantis, que atuavam nas creches municipais.
Foi para capacitar essas profissionais, que a Prefeitura, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, por meio do o CEEBJA Paulo Freire, criou o projeto de escolarização. Três anos após o início do projeto, mais de 2 mil servidoras haviam concluído o ensino médio.
"Com o sucesso da experiência a Secretaria Municipal de Recursos Humanos passou a oferecer a oportunidade para outras áreas da administração municipal" disse a coordenadora do Projeto Aprender ara o Servidor, Eliana Maria Marchesini.
Em 2001, o projeto ganhou força com inclusão da Secretaria Municipal de Educação, coordenadora do Aprender, programa voltado à erradicação do analfabetismo. A partir daí, a oferta de escolarização ao servidor passou a se chamar Projeto Aprender para o Servidor, que atualmente beneficia servidores das secretarias do Meio Ambiente, Abastecimento, Recursos Humanos, Finanças, Administração, Urbanismo Obras Públicas Educação, Saúde, Governo, Defesa Social e Fundação Cultural de Curitiba.
Foi assim que, em sete anos, 3.268 servidores municipais puderam concluir o ensino Médio e o Fundamental. O projeto não para por aqui. Em 2005, cerca de 580 servidores que já estão em curso, deverão terminar os estudos e uma lista de novos interessados aguarda a abertura de novas turmas.