As projeções dos analistas do mercado financeiro para o IPCA de 2005 foram mantidas em 5,70% na pesquisa Focus do Banco Central (BC) feita na última semana de 2004. A manutenção da projeção interrompeu uma seqüência de três quedas consecutivas das expectativas no levantamento semanal feito pelo BC com instituições financeiras e consultorias.
A previsão de inflação do mercado financeiro está acima da meta de 5,1% que vem sendo perseguida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) para o IPCA de 2005. Na pesquisa anterior, divulgada no último dia 27 de dezembro, as previsão havia caído 0,06 ponto porcentual – 5,76% para 5,70% – depois que o BC divulgou a ata da reunião de dezembro do Copom que alertou para a possibilidade de um novo aumento da taxa básica de juros se as expectativas não se reduzirem para próximo da meta de 5,1%.
O levantamento divulgado hoje pelo BC é também a primeira pesquisa após a divulgação do último relatório de inflação de 2004, que apontou uma queda da projeção de inflação da autoridade monetária de 5,6% para 5,3% em 2005.