O Banco Central apurou queda nas projeções do mercado financeiro para a inflação medida pelo IPCA neste ano de 3,68% para 3,63%. A estimativa para a taxa básica de juros (Selic) em outubro também caiu, de 14,25% para 14% ao ano. O recuo é resultado do ajuste das projeções de analistas diante da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) na semana passada, que reduziu a taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual, diante da expectativa de corte de 0,25 ponto.

continua após a publicidade

A Selic esperada para outubro embute expectativa de corte de 0 25 ponto porcentual na próxima reunião do Copom. A decisão do Comitê, na semana passada, também exigiu a revisão na taxa Selic média esperada para este ano, de 15,28% para 15,22%. A pesquisa Focus apontou, no entanto, que a aposta para a taxa Selic para o final deste ano permaneceu em 14%.

Embora tenha ocorrido revisão na projeção para o IPCA deste ano, as cinco instituições que mais acertam suas apostas mantiveram a expectativa média de inflação para este ano em 3,57%. Para o ano que vem não houve alteração nas estimativas de variação do IPCA: a aposta do mercado como um todo continuou em 4,5%. A projeção suavizada do IPCA para os próximos 12 meses, no entanto, subiu de 4,51% para 4,52%.

continua após a publicidade