Programação do Papa prevê encontro com Lula, jovens e religiosos

Brasília – Os brasileiros terão diversas oportunidades para ver de perto o Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, de 9 a 13 de maio, por ocasião da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe.

A primeira será logo na chegada do Papa ao Mosteiro de São Bento, em São Paulo, no dia 9, às 18h45, quando fará uma saudação e dará bênção ao povo da sacada do mosteiro. No dia 11, será realizada uma missa no Campo de Marte, em São Paulo, onde será realizada a cerimônia da canonização de Frei Galvão. No domingo, dia 13 de maio, o Papa Bento XVI  celebra uma missa campal na praça em frente ao Santuário de Aparecida, no interior do estado de São Paulo. Em vários momentos da programação, o Papa irá circular entre os fiéis em carro aberto ou no Papamóvel, que virá da Itália.

A programação oficial da visita do Papa ao Brasil foi divulgada nesta quarta-feira (11) pelo arcebispo de São Paulo e secretário-geral da CNBB, Dom Odilo Scherer. Ele destacou alguns pontos do programa, como a visita de cortesia ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 10 de maio, às 11 horas, no Palácio Bandeirantes, em São Paulo. No mesmo dia, haverá um encontro com representantes de outras religiões e outro com jovens brasileiros, no estádio do Pacaembu.

No dia 11, haverá um encontro com os bispos do Brasil na Catedral da Sé. Para o dia 12, está prevista uma visita à Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, que é um local dedicado à recuperação de dependentes químicos. Já no município de Aparecida, o Papa irá rezar o Rosário e celebrar uma missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, além de presidir a sessão inaugural da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe. De aparecida, Bento XVI volta a Guarulhos, onde embarca para Roma, às 20h15 do dia 13 de maio.

Segundo Dom Scherer, são esperadas um milhão de pessoas no Campo de Marte, que é um aeroporto urbano na cidade de São Paulo. Em Aparecida, devem estar presentes cerca de 250 a 400 mil pessoas. Ele disse que a escolha da cidade de Aparecida para a realização da Conferência foi do próprio Bento XVI, pois a CNBB nem havia sugerido a realização do evento no Brasil, por já ter sediado a primeira edição no Rio de Janeiro.

A expectativa, segundo Scherer, é que o Papa aborde questões relativas à realidade da sociedade brasileira, como a violência e a exclusão social. Ele disse que, durante a visita a São Paulo, os discursos do Papa deverão tratar mais de temas relacionados ao Brasil, enquanto, em Aparecida, a América Latina como um todo será o foco principal.  Na maioria dos pronunciamentos, o Papa Bento XVI se dirigirá ao público na língua portuguesa. Apenas durante a Conferência, ele deverá se pronunciar também em espanhol.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo