O Departamento de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promoveu na última quarta-feira (26), no município de Porto Rico, a 90 Km de Paranavaí, a capacitação para 70 professores da região do Corredor Caiuá-Ilha Grande, Noroeste do Estado.
A ação faz parte do Programa Paraná Biodiversidade, que já capacitou, só em 2005, cerca de 1,4 mil professores do ensino público do Paraná nas três regiões onde estão sendo formados os Corredores de Biodiversidade.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, o principal objetivo das capacitações como esta, que vem sendo realizada mensalmente pelo Departamento de Educação Ambiental, é motivar os professores para trabalhar em áreas naturais. ?Tornado-os agentes multiplicadores de conceitos e práticas ambientalmente corretas?, disse Cheida.
Um grupo de técnicos foi encarregado de debater com os participantes da capacitação assuntos como agricultura impactante, queimadas, assoreamento, espécies invasoras entre outros temas comuns à região.
Além de palestras e debates, a capacitação contou também com atividades práticas, como a ?Trilha Interpretativa em Áreas Naturais?, em que foram abordados temas como a conservação da biodiversidade e os benefícios de sua preservação através dos Corredores.
Na capacitação também foi discutida a planície alagável do alto Rio Paraná, que faz parte da Área Proteção Ambiental (APA) das Ilhas do Rio Paraná. Dentro desta APA também estão incluídos o Parque do Ivinhema e o Parque Nacional de Ilha Grande.