A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do programa Mata Ciliar, participou nesta última semana da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Serviço Nacional de Apoio a Indústria – Senai.

continua após a publicidade

O convite para apresentar as ações realizadas pelo Programa – como a doação de viveiros para produção descentralizada de mudas e as tecnologias utilizadas para ampliar a qualificação das espécies nativas produzidas – partiu da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), responsável pelo evento.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, a oportunidade de contato com público de segmentos diferenciados é fundamental para o sucesso do Programa Mata Ciliar. ?Estaremos mostrando a real necessidade da recomposição da cobertura florestal do Estado e que o trabalho para produção de mudas pode ser um bom nicho de mercado e exige qualificação como qualquer outra profissão?, disse.

Para o estudante Luiz Guilherme Calixto a apresentação do Programa Mata Ciliar foi uma novidade. ?Conheci melhor sobre uma das ações do Governo do Paraná. Hoje sei da importância da mata ciliar para recuperar a qualidade dos rios graças à exposição da Secretaria do Meio Ambiente durante o evento?, conta Luiz.

continua após a publicidade

A Olimpíada do Conhecimento foi criada para divulgar as ações relacionadas à engenharia pedagógica, valorizando o papel da educação profissional na formação e qualificação dos alunos do Senai e futuros profissionais da indústria.

O coordenador do evento, Marco Antônio Areias Secco, disse que a realização da Olimpíada foi muito importante para os jovens que estão em fase de formação e para as pessoas formadoras de opinião em suas comunidades. ?O principal atributo da Olimpíada do Conhecimento foi valorizar o papel da educação profissional no contexto da formação das novas gerações. Conseguimos dar visibilidade aos parceiros e instituições como a Secretaria do Meio Ambiente?, afirmou.

continua após a publicidade

Durante os cinco dias de evento passaram pela exposição do Programa Mata Ciliar cerca de 20 mil pessoas, como estudantes do Senai, escolas públicas, professores, empresários e comunidade em geral.