A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do programa Mata Ciliar, participou nesta última semana da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Serviço Nacional de Apoio a Indústria – Senai.
O convite para apresentar as ações realizadas pelo Programa – como a doação de viveiros para produção descentralizada de mudas e as tecnologias utilizadas para ampliar a qualificação das espécies nativas produzidas – partiu da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), responsável pelo evento.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, a oportunidade de contato com público de segmentos diferenciados é fundamental para o sucesso do Programa Mata Ciliar. ?Estaremos mostrando a real necessidade da recomposição da cobertura florestal do Estado e que o trabalho para produção de mudas pode ser um bom nicho de mercado e exige qualificação como qualquer outra profissão?, disse.
Para o estudante Luiz Guilherme Calixto a apresentação do Programa Mata Ciliar foi uma novidade. ?Conheci melhor sobre uma das ações do Governo do Paraná. Hoje sei da importância da mata ciliar para recuperar a qualidade dos rios graças à exposição da Secretaria do Meio Ambiente durante o evento?, conta Luiz.
A Olimpíada do Conhecimento foi criada para divulgar as ações relacionadas à engenharia pedagógica, valorizando o papel da educação profissional na formação e qualificação dos alunos do Senai e futuros profissionais da indústria.
O coordenador do evento, Marco Antônio Areias Secco, disse que a realização da Olimpíada foi muito importante para os jovens que estão em fase de formação e para as pessoas formadoras de opinião em suas comunidades. ?O principal atributo da Olimpíada do Conhecimento foi valorizar o papel da educação profissional no contexto da formação das novas gerações. Conseguimos dar visibilidade aos parceiros e instituições como a Secretaria do Meio Ambiente?, afirmou.
Durante os cinco dias de evento passaram pela exposição do Programa Mata Ciliar cerca de 20 mil pessoas, como estudantes do Senai, escolas públicas, professores, empresários e comunidade em geral.