O diretor-geral da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab-PR), Newton Pohl Ribas, apresentou hoje (10/04/03) aos produtores o “Programa Leite para as Crianças do Paraná”, durante a realização do 4º Encontro Regional do Leite, na 43ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. Com o programa em vigor, a estimativa é que haja um incremento de 20% da produção leiteira paranaense, o que representa cerca de 200 milhões de litros de leite a mais por ano. O orçamento do programa foi apresentado hoje (10/04), pela manhã, ao governador Roberto Requião. Para este ano (7 meses de 2003) estão previstos recursos de R$ 15.400.000,00.

O programa deverá ser lançado no dia 1º de maio e aplicado, inicialmente, em duas regiões pilotos, a do Vale do Ivaí, que abrange 25 municípios, e do Vale do Ribeira (sete municípios). Segundo Ribas, o critério usado para definir os municípios pilotos foi o IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano ? Municípios).

Em todo o Estado, o programa tem como meta distribuir leite para 150 mil crianças com idades entre 6 meses e 36 meses, de famílias com renda familiar inferior a meio salário mínimo. “Esse é um programa prioritário do governo Requião. Estaremos estimulando a produção e combatendo a fome”, sintetiza. A produção paranaense é de 1,3 bilhão de litros por ano.

Para estimular a produção, lembra Ribas, os produtores poderão recorrer a financiamentos do Paraná 12 Meses.

continua após a publicidade

continua após a publicidade