Integrantes dos Comitês Gestores do programa Leite das Crianças reuniram-se esta terça e quarta-feira (6 e 7) em dois eventos realizados em Cascavel. Os encontros aconteceram às vésperas do aniversário de dois anos de implantação do programa, avaliar seu desempenho e delimitar novas ações para o seu aperfeiçoamento.
Participaram representantes das prefeituras municipais, de entidades da sociedade civil que atuam no programa e da coordenadora estadual do programa, Sabrina Parrino. ?O principal objetivo é integrar os diversos parceiros do Leite das Crianças e consolidá-lo na região, atingindo a meta de incluir todas as crianças que tenham o seu perfil?, diz Sabrina.
Outra meta é ampliar o controle da saúde das crianças, verificando se o leite está sendo suficiente para a nutrição e fornecido regularmente pelas mães.
Segundo dados revelados pelo secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, padre Roque Zimmermann, o atendimento abrange hoje cerca de 12 mil crianças nos 34 municípios da região de Cascavel e há estimativa de aumentar ainda mais esse número para 2006. As Secretarias Municipais de Saúde estão avaliando o estado nutricional das crianças e, em breve, devem ser divulgados os números que também avaliarão a contribuição do programa para o desenvolvimento infantil.
O Leite das Crianças oferece um litro de leite enriquecido com vitaminas A e D e Ferro, por dia, para cada criança que tenha entre 6 meses e três anos de idade e renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. O leite é distribuído às segundas, quartas e sextas-feiras nos colégios estaduais do município.