Brasília ? Até o dia 28 de fevereiro, qualquer município brasileiro poderá se inscrever para concorrer ao título de Capital Brasileira da Cultura em 2007. O projeto é uma iniciativa da organização Capital Brasileira da Cultura (CBC), com o apoio dos ministérios da Cultura e do Turismo e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

continua após a publicidade

Em 2006, a cidade escolhida para ser a referência cultural do país foi Olinda, em Pernambuco, eleita no dia 30 de junho deste ano e nomeada oficialmente em 25 de outubro. "A candidatura extrapolou a cidade de Olinda e passou a ser a candidatura do estado de Pernambuco, através de um movimento do governo estadual", afirma o diretor executivo da CBC, Mário Vendrell. Segundo ele, Olinda teve o apoio formal de mais de 60 prefeituras no estado.

Vendrell explica que as candidaturas das três cidades que se increveram ? além de Olinda, Salvador e João Pessoa – foram analisadas por um comitê julgador. O grupo se baseou em parâmetros que levaram em conta formas de potencializar a cultura local e envolver a comunidade, por meio de entidades sociais e culturais. "Dessa forma, todos vão se sentir partícipes, sentir que a capital cultural também é coisa do próprio cidadão e não só um projeto da prefeitura".

Segundo o diretor, o convite para participar da seleção foi feito diretamente a cerca de cem prefeituras, mas apenas as de Olinda, de Salvador e de João Pessoa se candidataram. "No início, tivemos mais de 20 cidades que se interessaram e pediram o formulário para se candidatar, mas, surpreendentemente, no final de maio, com o término do prazo para entrega de candidaturas, só tivemos essas três, justamente do Nordeste. Mas é uma particularidade que nós não sabemos explicar porque tivemos consultas e interesse de todas as regiões brasileiras".

continua após a publicidade

Para ele, o baixo número de municípios que se inscreveram para concorrer ao título de Capital Brasileira da Cultura pode ser atribuído ao fato de ser um projeto pioneiro no país. "Como todo projeto novo, logicamente precisa de um tempo de assimilação das pessoas", diz. "Mas o projeto está aberto a todas as cidades brasileiras, sem exceção", salienta.

A próxima Capital Brasileira da Cultura deve ser escolhida até o final de março. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo prefeito do município. Ele pode pedir um formulário por meio do e-mail info@capitalbrasileiradacultura.org ou pelos telefones (11) 5549-8041 e (11) 5549-3840.

continua após a publicidade