Programa do Leite chega a mais de 700 mil famílias

O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar / Leite (PAA / Leite), que já beneficia 703 mil famílias em todo o País, foi a pauta da visita que o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Onaur Ruano, fez a Minas Gerais na semana passada. Ruano visitou os municípios de Montes Claros, Porteirinha, Janaúba, Capitão Enéas e Bocaiúva, onde esteve reunido com setores ligados à produção do leite, parceiros do programa, representantes dos governos municipais, além de organizações de pequenos produtores, de laticínios e de famílias beneficiárias.

"Nosso objetivo é ampliar o debate em torno do programa, especialmente depois da edição da Resolução nº 16, que normatiza o PAA Leite", explicou o secretário. O Programa do Leite integra as ações do Fome Zero e é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do MDS. Em 2006, para Minas Gerais, o Ministério deve investir R$ 47 milhões no programa do leite.

O secretário Onaur Ruano ressalta que o PAA Leite atende dois segmentos da sociedade que, particularmente, são prioridades do Governo Federal no que se refere a ações sociais. "De um lado, são atendidas as famílias que estão abaixo da linha da pobreza e que precisam ter seu direto à alimentação garantido. No Norte de Minas Gerais são distribuídos 145 mil litros de leite por dia, mas, somados os 10 estados inseridos no programa, são 703 mil litros de leite repassados todos os dias a estas famílias em situação de insegurança alimentar", salienta. De outro lado, é o agricultor familiar o beneficiado. O programa possibilita o aumento da renda dos pequenos produtores, assegurando a compra do leite a preços justos, sem atravessadores. Eles podem fornecer até 100 litros de leite por dia, limitados ao teto de R$ 2.500,00 por semestre. Em 2005, 4.032 produtores de leite foram beneficiados pelo programa no Estado de Minas Gerais

"Nosso objetivo é atender os pequenos produtores, aqueles que possuem um rebanho reduzido, que têm dificuldade para obter crédito ou que não têm como competir no mercado com os preços praticados pelos maiores produtores", explica Ruano. "Com os preços de Minas Gerais, o pequeno produtor pode entregar até 27 litros de leite por dia e assim permanecer todo o ano no programa. O PAA / Leite é uma iniciativa fundamental na luta pelo combate à fome e pelo fortalecimento do setor produtivo familiar", destaca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo