O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promove neste domingo (26) uma visita ao Parque Estadual de Campinhos, localizado no município de Tunas do Paraná – 70 quilômetros de Curitiba. O passeio faz parte das atividades paralelas à 8a Reunião das Partes da Conferência sobre Diversidade Biológica (COP8), que a ONU está promovendo no Paraná até o dia 31.

continua após a publicidade

O objetivo da visita é apresentar o trabalho desenvolvido pelo IAP para conservação e proteção das cavernas do Estado. Além do Parque de Campinhos, podem ser encontradas cavernas no Parque Estadual das Lauráceas (município de Adrianópolis) e no Monumento Estadual das Lancinhas (Rio Branco do Sul).

Durante o passeio, os visitantes percorrerão cerca de 800 metros pela Trilha da Floresta de Araucária, onde podem ser vistas espécies da Mata Atlântica como xaxim, imbuia e erva-mate. Depois da caminhada, irão conhecer a gruta dos Jesuítas, com aproximadamente 1,5 mil metro de extensão.

A gruta ostenta galerias ornamentadas por espeleotemas (formações calcáreas), como estalactites (formadas no teto a partir da precipitação da água), estalagmites (formadas no chão), colunas (junção de estalactites e estalagmites) e grandes cortinas. Os visitantes conhecerão ainda o Salão da Coluna Gigante, que possui uma coluna com mais sete metros dentro da gruta.

continua após a publicidade

A visita será guiada por técnicos do IAP que atuam na Unidade de Conservação e por profissionais do Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná (GEEP-Açungui), que também desenvolve ações voltadas ao estudo e proteção de cavernas paranaenses.

Parque Estadual de Campinhos – Criado em 1960, o Parque Estadual de Campinhos está localizado na região do Primeiro Planalto paranaense. No local, encontra-se a grutas dos Jesuítas, com 1,5 mil metros de extensão (única aberta à visitação) e mais três outras cavernas menores ? Gruta das Fadas, Abismo das Fadas e Portal Encantado.

continua após a publicidade