O Programa Paraná Criança Sorriso, também conhecido por ?Bocão?, vai atender cerca de 25 mil crianças dos municípios da região do Vale do Ribeira, considerada a de menor IDH ? Índice de Desenvolvimento Humano ? do Paraná, até maio deste ano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13) pela presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, que revelou que a primeira etapa do programa em 2007 será realizada em Adrianópolis.

continua após a publicidade

A equipe responsável pelo ?Bocão? espera atender cerca de 2 mil crianças, de 18 a 21 de março, no ginásio de esportes de Adrianópolis. Os alunos da rede pública de ensino, de 6 a 12 anos, devem passar pelo chamado ?circuito de saúde bucal?, onde através de palestras e aulas práticas ? estas no ?escovódromo? ? aprendem a manter os dentes limpos e saudáveis, com o uso de escova e fio dental.

Em seguida, os alunos assistem a peça teatral ?Bocão e os Vampiros do Paraná?, que conta a estória de um vampiro que por falta de cuidado com os dentes passou a assaltar os bancos de sangue. O esperto detetive ?Bocão? consegue elucidar a onda de assaltos e com a ajuda de um dentista põe um ponto final no sofrimento do vampiro.

A peça teatral faz parte do gibi entregue pelo Provopar a todas as crianças que participam do programa. Elas recebem, além do gibi, dentes de vampiro, pasta, escova e fio dental. ?A principal proposta do programa é fazer com que as crianças se interessem pela saúde bucal, evitando o aparecimento de cáries. Assim, por onde passa, o programa tem alcançado enorme sucesso e não será diferente nos municípios do Vale da Ribeira?, afirma Lucia Arruda.

Além de Adrianópolis, o programa será realizado em Cerro Azul, de 1 a 4 de abril; Rio Branco do Sul, de 15 a 18 de abril; Itaperuçu, de 19 a 21 de abril; Doutor Ulysses, de 6 a 9 de maio; e Tunas do Paraná, de 9 a 12 de maio.

continua após a publicidade