O Dia do Rio foi comemorado pelo secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, com o plantio de árvores nativas às margens da represa do Barreiro, que faz parte da Bacia do Rio Pirapó, em Apucarana, e às margens do Rio Tibagi, entre Jataizinho e Ibiporã junto com os prefeitos Walter Pegorer e Reinaldo Ribeirete.

continua após a publicidade

Os eventos também marcaram o primeiro ano do programa estadual de Mata Ciliar que já concluiu o plantio de 10 milhões de mudas em todo o Paraná. Até o final de 2006, o Paraná tem como meta o plantio de 90 milhões de mudas de espécies nativas. Esse número, segundo Cheida, será alcançado com os parceiros e os municípios que vão produzir as mudas. "Portanto, a meta que estabelecemos e o volume de árvores a ser plantado não nos intimidam", disse. O objetivo, disse o secretário, "é conter o assoreamento dos rios e a perda anual de 20 milhões de toneladas de solos agricultáveis, além de preservar a qualidade das águas de abastecimento do Estado e recuperar a fauna aquática dos nossos rios".

Para o coordenador da Promotorias de Meio Ambiente do Paraná, Saint-Clare Onorato Santos, os plantios estão em andamento e até o final do ano o município de Altônia será o primeiro do Paraná a ter suas matas ciliares totalmente recuperadas. "Estamos caminhando bem nessa recuperação. Tanto é que alguns estudos de qualidade apontam que em muitos córregos tivemos uma recuperação do estado da água voltando à condição original e passando a ser considerado novamente de classe I e II. Portanto, o programa está caminhando e nós acreditamos que atenderá suas metas", disse.

O Dia do Rio foi instituído pela lei estadual n.º 11.275 em razão da preocupação com a escassez de água. Para o evento desta quarta-feira, também participam aproximadamente 100 alunos do Colégio Estadual Olavo Bilac, de Ibiporã.

continua após a publicidade

Mata Ciliar

O programa estadual de Mata Ciliar, com meta de plantio de 90 milhões de árvores de espécies nativas para restauração de matas ciliares e a recuperação e preservação, envolve ainda o plantio em 100 bacias hidrográficas com manancial de captação superficial para abastecimento público, nas margens de todos os reservatórios de hidroelétricas do Estado do Paraná e no entorno de todas unidades de conservação de proteção integral do Estado.

continua após a publicidade

Também haverá o plantio em cada uma das bacias dos rios que integram ao projeto de Corredores da Biodiversidade e em cada uma das microbacias hidrográficas trabalhadas pelo Programa Paraná 12 Meses para desenvolver, de forma complementar, à recuperação da mata ciliar, ações de conservação de solos, uso adequado de agroquímicos e saneamento ambiental. A implantação de um sistema geo-referenciado para monitoramento faz parte do projeto de recuperação da Mata Ciliar.