O programa Nossa Praia é Limpeza, desenvolvido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para estimular a coleta seletiva de resíduos e atuar na conscientização ambiental de veranistas e moradores das praias paranaenses, ajudou a reduzir o volume de lixo comum gerado no Litoral do Estado no período do Carnaval. Neste ano, foram recolhidas 821,7 toneladas nos quatro dias de feriado (17, 18, 19 e 20 de fevereiro) ? quase 28 toneladas a menos que no mesmo período do ano passado, quando foram coletadas 849,3 toneladas de lixo comum.
?Os números demonstram que este trabalho é essencial e que as pessoas estão realmente fazendo a separação do lixo. Isso significa que o trabalho de conscientização ambiental realizado pelos agentes ambientais do Nossa Praia é Limpeza já está mostrando seus resultados?, comentou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. ?A participação dos agentes ambientais e a instalação de 300 lixeiras em toda a orla paranaense, que facilitam a destinação correta do lixo, foram fundamentais para reduzir o volume de resíduos encaminhado aos aterros?, completou.
Segundo a coordenadora do programa, Adriana Ferreira, foram recolhidas, em média, 205 toneladas de lixo reciclável por dia durante o Carnaval. ?Temos 581 agentes ambientais (coletores) atuando no recolhimento dos resíduos recicláveis e todo o material coletado pelos caminhões e pelos agentes é encaminhado para as associações de catadores dos municípios de Guaratuba, Matinhos e Paranaguá, que selecionam e comercializam os materiais recicláveis e ainda dividem o lucro entre os associados?, explicou.
Lixo comum ? O presidente da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), Darcy Deitos, destacou que nestes quatro dias de feriado foram recolhidas 247,6 toneladas de lixo comum em Pontal do Paraná e outras 243,3 toneladas em Guaratuba. ?No mesmo período do ano passado, foram coletadas 262,6 toneladas em Pontal do Paraná e mais 273,9 toneladas em Guaratuba?, comparou.
Apenas o município de Matinhos apresentou aumento no volume de lixo coletado – houve um acréscimo de 18 toneladas se comparado ao ano anterior, quando foram coletadas 312,8 toneladas. ?Este ano foram recolhidas 330,7 toneladas durante os quatro dias?, completou.
Deitos acrescentou que desde o dia 19 de dezembro, quando iniciou a coleta de lixo na operação ?Viva o Verão 2006-2007?, até a última terça-feira (20), foram recolhidos 11,1 mil toneladas de resíduos comuns e outras 1,9 mil toneladas de lixo reciclável.
O presidente da Suderhsa ressaltou que o governo assumiu a coleta de lixo durante a temporada nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Ilha do Mel. ?Fora de temporada, esta é uma responsabilidade municipal?, observou.