Programa de Formação Política tem 1.600 inscrições em todo o país

Cresce o interesse pelo Programa de Formação Política, oferecido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) por meio da Rede de Participação Política do Empresariado. Até o final da tarde desta quarta-feira (20/09), eram contabilizadas cerca de 1.600 inscrições, em todo o país. O primeiro dos três módulos que formam o PFP acontece nesta sexta-feira (22). Denominado Curso Introdutório de Formação Política, será conduzido pelo cientista político Augusto de Franco e irá das 19 às 22h30. Os interessados podem inscrever-se, gratuitamente, no site www.unoparvirtual.com.br.

O PFP, que conta com a parceria da Universidade Norte do Paraná (Unopar), tem por objetivo capacitar os participantes a compreender a política num sentido amplo e a atuar conscientemente como sujeitos políticos. No módulo desta sexta-feira serão tratados os seguintes temas: Política e Democracia (?O que é e para que serve a política? e ?Política e participação eleitoral?); Responsabilidade Política (?Como ser um ator/empreendedor político? e ?As redes sociais de participação política: uma alternativa emergente?).

O PFP será transmitido em tempo real aos participantes em 150 municípios espalhados pelo Brasil, por meio de sistema da educação à distância desenvolvido pela Unopar. No Paraná, o Programa será oferecido em nove cidades: Corbélia, Cornélio Procópio, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Manoel Ribas, Rosário do Ivaí, São José dos Pinhais e Toledo (veja locais abaixo). Em Curitiba haverá dois pontos de recepção: no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores da Indústria do Estado do Paraná (Cietep) e no campus das Faculdades Evangélicas, no Bigorrilho.

Um dos objetivos deste primeiro módulo é oferecer os elementos conceituais indispensáveis para a compreensão da atividade política. O Curso Introdutório de Formação Política tem por metas, ainda, reforçar o compromisso do cidadão com o Voto Responsável, com a Agenda Estratégica para o Brasil – documento publicado pela Rede de Participação Política do Empresariado com diretrizes para o desenvolvimento sustentável do país – e estimular a conexão do indivíduo às redes sociais de participação política.

Módulos

O PFP é integrado, também, pelos módulos de Nível Básico – que será ofertado ainda em 2006 – e Avançado. Este, voltado para dirigentes empresariais e de organizações do Estado e da sociedade civil, está previsto para o segundo semestre de 2007.

O Curso Básico de Formação Política visa a capacitar lideranças empresariais e sociais como verdadeiros empreendedores políticos, transmitindo – para além das lições dos autores clássicos da área – conhecimentos sobre a "arte da política". Por sua vez, o Curso Avançado tem como proposta a formação de núcleos de inteligência estratégica que possam assumir a função de think tanks  de elaboração de projetos sustentáveis para o Brasil, de operadores políticos desses projetos e de articuladores de pactos locais, estaduais e nacionais em torno de prioridades de agendas de desenvolvimento.

O PFP é apartidário e orientado por princípios democráticos e éticos de defesa da democracia e das instituições do Estado de Direito, de responsabilidade política do cidadão como ator na construção e ampliação do processo de democratização da sociedade brasileira e como promotor do desenvolvimento humano e social sustentável. Ele conta com metodologia própria, baseada em aulas dinâmicas, onde o professor atua como facilitador de aprendizagem e como coordenador de múltiplos recursos pedagógicos, estimulando a participação do aluno e evitando longas exposições professorais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo