A Companhia de Desenvolvimento de Curitiba anunciou nesta segunda (14) o cronograma de trabalho para 2005 do programa Curitiba Exporta, destinado às micro e pequenas empresas que têm interesse em receber informações sobre comércio exterior e se capacitar para ingressar no mercado internacional. O calendário, que vai de 5 de abril a 23 de novembro, é desenvolvido em forma de módulos, apresentando as informações de maneira gradativa.
Este ano, o Curitiba Exporta terá como novidade o módulo Extra, exclusivo para micro e pequenos empresários que já participaram dos três módulos iniciais do programa, desenvolvidos em anos anteriores. Nelson Francisquinho da Silva, gerente de Desenvolvimento Empresarial da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, explica que nesta fase os participantes recebem informações sobre marcas e patentes, blocos econômicos, soluções e controvérsias que podem ser encontradas no mercado internacional.
Em 2005, o módulo Extra será desenvolvido em duas datas, no Memorial da Cidade. A primeira palestra vai acontecer no dia 5 de abril e a segunda, em 3 de agosto. Para os iniciantes, os trabalhos serão realizados nos dias 28 de abril, na Rua da Cidadania do Boqueirão, e no dia 13 de setembro, na Rua da Cidadania do Boa Vista.
No módulo I, os participantes recebem informações sobre como funciona o programa Curitiba Exporta e sobre o panorama do comércio exterior em Curitiba. Além disso, assistem a palestras de entidades parceiras que darão noções básicas de exportação, formação de preço e de programas já desenvolvidos na área.
Já no módulo II, os interessados conhecem o processo exportador através de palestras sobre prospecção de mercado, modalidades de pagamento, tributos e benefícios na exportação, ferramentas de comércio exterior. Nesta fase, é apresentado um caso de sucesso.
O módulo II acontecerá nos dias 17 e 18 de maio e 18 e 19 de outubro, nas Ruas da Cidadania do Boqueirão e do Boa Vista, respectivamente. Durante este módulo os participantes recebem ainda atendimento individual onde podem tirar dúvidas específicas sobre o processo de exportação, segundo Francisquinho.
Na terceira fase, chamada de modelo III, as palestras se concentram em informações específicas de comércio exterior, como contratos internacionais, mercados europeu e americano, Mercosul, logística e marketing internacional. O módulo III acontece nos dias 14 e 15 de junho e 22 e 23 de novembro, também no Boqueirão e Boa Vista.
O Curitiba Exporta tem como parceiros várias entidades de classe, bancos de fomento e empresas. A participação no projeto é gratuita e as inscrições para os módulos Extra e I já estão abertas. Elas podem ser feitas pelos telefones da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba 250-7747 e 250-7750 ou através do e-mail curitibaexporta@cic.curitiba.pr.gov.br.