O Sistema Fiep participou nesta segunda-feira (27) do lançamento do fórum regional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), realizado no Cietep. O programa, criado pelo Governo Federal, tem o objetivo de capacitar profissionais e incentivar o fornecimento de bens e serviços pela indústria local na área de petróleo e gás.
No Paraná, o objetivo do Prominp é manter com empresas e profissionais do Estado o investimento de US$ 1,4 bilhão que será aplicado pela Petrobrás na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, até 2010. Entre obras, serviços, fornecimento de material, equipamento e contratações, serão abertos 16 mil postos de trabalho nesse período.
O vice-presidente do Sistema Fiep e presidente do Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná), Roberto Sotomaior Karam, que representou o presidente Rodrigo da Rocha Loures no lançamento do fórum, garantiu que a Fiep será bastante atuante na mobilização de empresas e sindicatos. ?Desde 2005, quando foi feita a primeira reunião sobre o tema aqui na Federação, houve grande interesse dos sindicatos?, lembrou. ?O dever da indústria paranaense é procurar se habilitar, capacitar e melhorar sua produtividade para não deixar que empresas de fora ocupem esse espaço?, disse Karam.
Desde o ano passado, o Sistema Fiep, através do Senai, trabalha com a Petrobrás para capacitar trabalhadores para ocupar as novas vagas. Em julho de 2005 foi firmado um convênio para qualificação de mão-de-obra nas áreas de solda e caldeiraria. Até agora, já foram capacitados cerca de mil profissionais.