O primeiro kit Arca das Letras, biblioteca móvel contendo 200 livros novos das áreas de literatura, história e ciências sociais foi entregue nesta quarta-feira (28), a líderes comunitários de Ponta Grossa. Os livros, acondicionados em móveis construídos especialmente para o programa, vão percorrer o Estado, beneficiando 250 comunidades rurais carentes, incluindo, em especial, áreas indígenas, remanescentes de quilombos e assentamentos.

continua após a publicidade

O programa é patrocinado pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Eletrosul. A entrega do kit foi feita no Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com a presença do secretário Nizan Pereira, de Assuntos Estratégicos, José Leitão, representante do Ministério, e Jorge Carminatti, da Eletrosul.

Para Nizan Pereira, ?nunca é tarde para fortalecer a cidadania?. Ele lembra que, depois de mais de 100 anos da invenção da luz elétrica e mais de 500 da impressão do primeiro livro, as comunidades rurais do Paraná estão entrando no mundo dos livros, da leitura e da luz elétrica. ?Graças aos programas Luz Fraterna, do Governo do Paraná, e Luz para Todos, do Governo Federal, estamos trazendo para o século 21 adultos e crianças, que poderão ler e estudar à noite e ter acesso à informação, cultura e cidadania?, afirmou.

A biblioteca móvel vai percorrer o Estado e estará disponível aos moradores nas sedes das associações comunitárias.

continua após a publicidade