A Secretaria de Estado da Saúde está promovendo curso de treinamento para aprimorar o sistema HiperDia – sistema informatizado de cadastramento e acompanhamento dos portadores de hipertensão arterial e diabetes. ?A hipertensão é um dos principais fatores de risco populacional para as doenças cardiovasculares, sendo importante agravo de saúde pública, no qual cerca de 60 a 80% dos casos podem ser tratados na rede de atendimento básico?, diz a chefe do Departamento de Programas Especiais, Sandra Tolentino.
O curso, que acontece nesta quinta e sexta-feira (06 e 07), no Hotel Lizon em Curitiba, reúne cerca de 300 profissionais das 22 Regionais de Saúde. A promoção é do Departamento de Programas Especiais e da Coordenação de Doenças Crônico-Degenerativas. Atividades teóricas e práticas de treinamento em informática, no sistema de informação do HiperDia, sob a coordenação do técnico do Departamento de Informação e Informática do SUS (DATASUS), Adrian D. Broski abriram o curso nesta quinta-feira.
Na sexta-feira (7), a coordenadora de Doenças Crônico-Degenerativas, Monica Kastrup, irá apresentar técnicas de aferição da pressão arterial e antropometria, para verificação de peso, altura e circunferência da cintura, fatores que podem alertar para o risco de doenças crônicas. Ainda serão distribuídos kits contendo estetoscópio e esfigmonanômetro para as Regionais de Saúde, as quais repassarão para os municípios de abrangência que estejam cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde do Ministério da Saúde (CNESS).